27 FEV 2020
SECRETARIA DE SAÚDE
Vigilância encontra larvas de Aedes em quatro bairros

Vera Cruz está infestada pelo mosquito Aedes aegypti. A presença de larvas foi detectada pela Vigilância Sanitária do Município desde a semana passada nas coletas realizadas em diversos pontos da cidade. Em pelo menos quatro bairros: Centro, Leopoldina, Imigrante e São Francisco, foram capturadas mais de 20 larvas da espécie que transmite dengue, febre chikungunya e zika vírus.

A armadilha instalada junto ao Terminal Rodoviário é uma das que apresenta larvas do Aedes. No mesmo local, há um ano, já havia sido encontrada uma larva do mosquito. Na ocasião o caso foi isolado. Desta vez, entretanto, outras armadilhas também registraram larvas da espécie. É o caso do Parque de Máquinas da prefeitura e das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Rural, além de armadilhas de pontos comerciais.

As larvas são analisadas no laboratório próprio da Vigilância Sanitária. Agentes de Endemias e Comunitários de Saúde já iniciaram a chamada delimitação do foco, vistoriando casas, pontos comerciais e demais áreas no entorno do local onde a larva foi coletada e realizando novas coletas em um raio de 300 metros.

O coordenador da Vigilância, médico veterinário André Mello Sant’Anna, explica que com a quantidade de larvas encontradas o município já é considerado infestado pelo mosquito. “A população precisa nos ajudar a intensificar as ações e eliminar criadouros do mosquito redobrando os cuidados com água parada e evitando um surto de dengue como ocorreu nos municípios vizinhos em anos anteriores”, alerta o coordenador.

Conforme ele, os vera-cruzenses podem se proteger, especialmente no início da manhã e no final do dia, usando repelentes. Outra medida que pode ser tomada é a instalação de telas em portas e janelas e o uso de mosquiteiros. O mosquito prefere áreas residenciais, onde há pessoas para se alimentar”, lembra Sant’Anna.

Fonte: Josiléri Linke Cidade