Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
FEV
27
27 FEV 2020
SECRETARIA DE SAÚDE
Vigilância encontra larvas de Aedes em quatro bairros

Vera Cruz está infestada pelo mosquito Aedes aegypti. A presença de larvas foi detectada pela Vigilância Sanitária do Município desde a semana passada nas coletas realizadas em diversos pontos da cidade. Em pelo menos quatro bairros: Centro, Leopoldina, Imigrante e São Francisco, foram capturadas mais de 20 larvas da espécie que transmite dengue, febre chikungunya e zika vírus.

A armadilha instalada junto ao Terminal Rodoviário é uma das que apresenta larvas do Aedes. No mesmo local, há um ano, já havia sido encontrada uma larva do mosquito. Na ocasião o caso foi isolado. Desta vez, entretanto, outras armadilhas também registraram larvas da espécie. É o caso do Parque de Máquinas da prefeitura e das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Rural, além de armadilhas de pontos comerciais.

As larvas são analisadas no laboratório próprio da Vigilância Sanitária. Agentes de Endemias e Comunitários de Saúde já iniciaram a chamada delimitação do foco, vistoriando casas, pontos comerciais e demais áreas no entorno do local onde a larva foi coletada e realizando novas coletas em um raio de 300 metros.

O coordenador da Vigilância, médico veterinário André Mello Sant’Anna, explica que com a quantidade de larvas encontradas o município já é considerado infestado pelo mosquito. “A população precisa nos ajudar a intensificar as ações e eliminar criadouros do mosquito redobrando os cuidados com água parada e evitando um surto de dengue como ocorreu nos municípios vizinhos em anos anteriores”, alerta o coordenador.

Conforme ele, os vera-cruzenses podem se proteger, especialmente no início da manhã e no final do dia, usando repelentes. Outra medida que pode ser tomada é a instalação de telas em portas e janelas e o uso de mosquiteiros. O mosquito prefere áreas residenciais, onde há pessoas para se alimentar”, lembra Sant’Anna.

Fonte: Josiléri Linke Cidade
Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber novidades diariamente
Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645 - Centro CEP: 96880-000 Vera Cruz / RS
Telefone para contato:
(51) 3718-1222
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia