Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
26
26 MAR 2020
OBRAS,SANEAMENTO E TRÂNSITO
Obras e Rural seguem com serviços essenciais

Ao mesmo tempo em que o Município de Vera Cruz anuncia medidas de combate à pandemia do coronavírus, as Secretarias de Obras, Saneamento e Trânsito e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente dão sequência a trabalhos essenciais. De um lado, servidores atuam na readequação de taludes na captação para abastecimento de água de Vera Cruz, em Ponte Andréas.

Conforme o titular da pasta, Gilson Becker, um projeto de engenharia natural foi contratado por meio de licitação junto a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. A reconstrução de cabeceiras para proteção da ponte é realizada através do Programa Protetor das Águas, com verba da Agência Nacional de Águas – ANA.

De outro lado, as 9 máquinas da prefeitura, duas escavadeiras hidráulicas (draga) e sete retroescavadeiras, estão priorizando os trabalhos para amenizar os prejuízos da estiagem, com a abertura e limpeza de açudes e aguadouros, ou ainda acessos à locais com água. “Já são mais de 150 atendimentos nessas áreas desde a virada do ano quando a situação se agravou”, relata Becker.

Ainda conforme o secretário, um levantamento da Emater local aponta que a falta de chuvas causou uma perda na cultura da soja no município de 80,75%, com produção média de 520 quilos ou 8,67 sacos por hectare. “Devido à forte seca precisamos realizar a contratação emergencial de um caminhão pipa para entrega de água para consumo de animais. Enquanto que o Corpo de Bombeiros, realiza a entrega de água potável para o consumo humano”, alerta o líder das pastas. Linha Fundinho e Mato Alto são as regiões em que foram atendidos o maior número de pedidos em razão da estiagem.

 

PROTEÇÃO – Dois postos de saúde do interior ganharam estruturas para proteger os usuários. Na unidade de Linha Andréas, foi construída estrutura em madeira com cobertura e piso. O material, orçado em R$ 2 mil, e a mão de obra são da Secretaria de Obras. Já na Estratégia de Saúde da Família - ESF de Linha Henrique D’Ávila foi instalada estrutura metálica com cobertura em policarbonato. O investimento da Secretaria de Saúde, foi de R$ 4.650,00.

DSC_9214

Fonte: Josiléri Linke Cidade
Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber novidades diariamente
Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645 - Centro CEP: 96880-000 Vera Cruz / RS
Telefone para contato:
(51) 3718-1222
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia