28 MAI 2020
Estudantes comemoram aniversário do Município com atividades em casa

Os 61 anos de emancipação de Vera Cruz serão lembrados em atividades entregues a estudantes da rede municipal de ensino na próxima semana. A proposta da Secretaria Municipal de Educação tem por objetivo instigar os professores a explorar a criatividade dos alunos através de um trecho do hino do município: Vera Cruz do meu bem-querer. A distribuição dos materiais ocorre na quarta-feira (3) que vem e a realização deve ser feita em casa até 12 de junho.

Entre as atividades que serão propostas pelas escolas e professores estão: representar um ponto turístico de Vera Cruz por meio de um desenho; ler e cantar o hino de Vera Cruz com os familiares; escrever um texto ou poesia; produzir uma foto com celular ou máquina fotográfica com o tema Vera Cruz visto da janela/porta de minha casa.

As famílias também podem colaborar com embelezamento da cidade por meio do plantio de flores, folhagens ou árvores no pátio ou jardim de casa, já que no dia 5 de junho também é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A gastronomia é outra opção de atividade. Os estudantes podem elaborar uma cuca, bolo ou pão – verdadeiro ou com materiais diferentes – para comemorar os 61 anos do município, cuja data é celebrada em 7 de junho.

Características gerais do município, como cultura, economia, habitantes, indústrias, comércio, política e outros, estão em outra proposta. A pesquisa pode ser feita na internet ou por meio de entrevista com os familiares. Outra atividade propõe que as famílias realizem uma brincadeira ou jogo do tempo de infância dos pais ou avós.

Os estudantes ainda podem representar a bandeira do município através de pintura, colagem ou recorte. A realização de todas as atividades pode ser filmada ou fotografada e postada nas redes sociais, marcando o Município de Vera Cruz (@prefaveracruz) e a Secretaria Municipal de Educação, além de enviada para a escola.

Para pais ou responsáveis por alunos das escolas de educação infantil – EMEIs, a distribuição das tarefas de casa ocorre entre 9 e 15 horas da próxima quarta. Já os estudantes de escolas de ensino fundamental – EMEFs, a entrega ocorre conforme organização de horários de cada escola. Essa é a quarta vez que os estudantes da pré-escola ao 9º ano irão receber material.

Fonte: Josiléri Linke Cidade