02 JUN 2020
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE
Plantio de árvores protege a captação do Arroio Andréas

Mil mudas de árvores vão preservar o principal ponto de captação de água do Município de Vera Cruz. As espécies foram plantadas ao longo da última semana, no Arroio Andréas, na localidade de Ponto Andréas. O plantio dos tubetes foi feito por servidores da Secretaria de Obras, Saneamento e Trânsito, pelo coordenador do Dema, Ricardo Moacir Konzen e pelo Engenheiro Ambiental, Ismael Ricardo Boesel.

As mudas foram adquiridas do viveiro da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM pela Secretariade Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, através do Departamento de Meio Ambiente – Dema, com recurso do Fundo Municipal de Meio Ambiente. As mudas adquiridas são da espécie calliandra brevipes, além de outras de espécies variadas, próprias para ambientes úmidos, recomendadas pela professora Maristela Araújo, da UFSM.

Recentemente os taludes do ponto de captação de água do Arroio Andréas foram recuperados através do Programa Protetor das Águas. A reconstrução das cabeceiras da ponte foi feitas com recursos próprios e da Agência Nacional de Água – ANA. Foram investidos mais de R$ 120 mil na obra, realizada pelas Secretarias de Obras e de Desenvolvimento Rural.

Fonte: Vinícius Hochscheidt