Rede Social WHATSSAP
11 JAN 2021
OBRAS,SANEAMENTO E TRÂNSITO
Proprietários de terrenos devem providenciar limpeza

Todos os anos, com o calor intenso e a umidade, crescem as solicitações de limpeza de terrenos sem construção, em razão do desenvolvimento da vegetação. Com o abafamento, insetos e pequenos animais, que também aumentam nesses locais, tendem a buscar abrigo em áreas mais arejadas e acabam assustando quem mora nas proximidades de terrenos baldios.

Conforme o Secretário de Obras, Saneamento e Trânsito, Samuel Oliveira, todos os dias, chegam através dos canais de comunicação do Município de Vera Cruz, relatos de casos assim. “A principal preocupação é com crescimento de pragas e ervas daninhas que favorece o aparecimento de ratos, cobras e aranhas”, pontua o secretário.

Além das denúncias, o Setor de Fiscalização vistoria com frequência bairros e loteamentos e identifica terrenos nessa situação. Os proprietários são notificados a realizarem a limpeza em 30 dias, conforme prevê o Código de Posturas. Caso a área não seja roçada, o dono fica sujeitos a aplicação de multa. Até o ano passado o valor era de R$ 119,85, mais a taxa de limpeza, de R$ 322,65. Neste ano, esse valor deve ser reajustado pelo IPCA, índice aprovado pela Câmara para reajuste dos impostos municipais, cuja projeção é de 4,37%. Os valores serão cobrados na guia do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU.

Porém, de acordo com o titular da pasta, caso o proprietário não providencie a roçada, a equipe de Limpeza Urbana do Município precisa entrar em ação e acaba deixando de atender outras necessidades. “Pedimos a colaboração da população para manter as áreas limpas e consequentemente a cidade mais bonita”, propõe o secretário.

Autor: Josiléri Linke Cidade
Versão do Sistema: 2.10.4 - 01/04/2021