Rede Social WHATSSAP
22 JAN 2021
Educação prepara volta de EMEIs e EMEFs

Desde esta quinta-feira (21), equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs começam a enviar questionários para as famílias com crianças matriculadas ou que tenham sido chamadas para novas vagas nas escolinhas. Os questionários vão servir para verificar quantas famílias devem retornar e qual o turno de preferência. Da mesma forma, servidores de escolas também estão recebendo questionários para levantamento de grupo de risco para o novo Coronavírus e reorganização do quadro em cada EMEI.

A Secretaria de Educação de Vera Cruz pretende retornar com as atividades nas creches no dia 8 de fevereiro. Antes disso, no dia 3 retornam os servidores. Conforme a titular da pasta, Micheli Katiani Rech, o retorno foi discutido pelos secretários das cidades que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo – Amvarp, durante encontro realizado no último dia 15, de forma virtual. “Todos os municípios planejam retorno em fevereiro. Vera Cruz será o primeiro a retornar. A maioria só retorna depois do carnaval”, explica.

De acordo com Micheli, o retorno será por turno para as crianças, com metade da turma na parte da manhã e outra metade na parte da tarde. Portanto sem turno integral nesse primeiro momento, devido ao quadro pessoal, e aos protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado, que permitem apenas ocupação de 50% da turma para distanciamento social e exigem a higienização dos ambientes e materiais a cada três horas.

“Os municípios estão se organizando de diferentes formas. Aqui optamos por turno também pensando na qualidade das intervenções pedagógicas e na adaptação da criança e tendo em vista ainda as questões emocionais e psíquicas, pois assim a criança terá contato contínuo com a escola e seus professores”, completa. O cronograma de retorno foi apresentado nesta quinta-feira (21) ao Comitê Municipal Extraordinário de Saúde, Centro de Operações de Emergências da Saúde – COE Municipal e Conselhos de Educação e de Saúde para construção conjunta das medidas.

Ainda na quarta-feira (20), a Secretaria de Educação deu início ao chamamento de novos alunos. Para a boa organização, a secretária explica que a convocação ocorre aos poucos. “A cada edital publicado são chamadas 15 crianças de cada turma, para todas as EMEIs. Por isso, contamos com a compreensão dos pais, que serão contatados gradualmente. Não há necessidade de contatar a secretaria, pois a equipe da educação fará contato com cada família”, pondera Micheli.

Já as Escola Municipais de Ensino Fundamental - EMEFs retornam no dia 22 de fevereiro. Nesse caso, os estudantes terão escala por semana, frequentando as aulas uma semana e com ensino hibrido na semana seguinte. Os professores retornam dia 17 para reuniões nas escolas e no dia 23 já iniciam formação continuada. A secretaria deve divulgar em breve orientações para a confecção das carteirinhas para quem utiliza o transporte escolar.

Ao todo, cerca 750 crianças podem retornar para as EMEIs e 1.650 estudantes para as EMEFs, além de mais de 400 servidores.

CRONOGRAMA DE RETORNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL (EMEIs)

Dia 03/02 - retorno dos servidores;

Dia 08/02 - retorno do NB e PRÉ 1;

Dia 17/02 - retorno do BB e NA;

Dia 01/03 - retorno BA.

Autor: Josiléri Linke Cidade
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h (Caixa até às 16h)
Versão do Sistema: 2.10.3 - 01/03/2021