Rede Social WHATSSAP
05 MAR 2021
Município adere a lockdown regional no fim de semana

A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo - Amvarp divulgou nesta quinta-feira (4) nota assinada pelo Presidente Maiquel Silva, Prefeito de Vale do Sol, em que define a implementação de Lockdown Regional. Conforme o documento, a medida é necessária tendo em vista o “expressivo avanço da pandemia de COVID-19 no Rio Grande do Sul e com a nossa região registrando uma taxa de ocupação de 120% dos leitos de UTI Covid”.

Ainda segundo a nota: “Cada Município deve definir, em decreto próprio, qual o período do lockdown e quais as restrições de acordo com as suas particularidades”. Com isso, o Município de Vera Cruz publicou nesta sexta-feira (5), um novo decreto, nos moldes do que foi editado no fim de semana passado, quando ocorreu o primeiro lockdown, envolvendo alguns municípios da região.

Pelo Decreto nº 6.680, de 5 de março de 2021, apenas serviços considerados essenciais poderão funcionar, com redução das equipes de acordo com a bandeira preta, sendo atividades da área da saúde e manutenção da vida, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização, as únicas que podem seguir atuando com 100% das equipes.

Demais serviços essenciais atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente. No caso de mercados, farmácias e postos de combustíveis, o atendimento presencial ao público deve ser restrito, de acordo com a capacidade do estabelecimento. Restaurantes, padarias e lancherias devem atuar com tele entrega ou pague e leve. A medida vale entra 20 horas desta sexta e 5 horas de segunda-feira, dia 8.

A nota da Amvarp diz ainda que ”o objetivo do lockdown é impedir a circulação de pessoas sem necessidade e diminuir a transmissão do coronavírus. Os órgãos de segurança municipais e estaduais estarão autorizados a abordar os cidadãos que estiverem na rua descumprindo as regras. A Amvarp reforça o apelo à comunidade para que se mantenha atenta às normas de proteção e isolamento. Confiamos na força e na fé da população do Vale do Rio Pardo para juntos vencermos mais este desafio.”

O Prefeito Gilson Becker acompanha a movimentação regional e o crescimento dos números da Covid-19 em Vera Cruz e no Vale do Rio Pardo. “Precisamos nos conscientizar de que o momento pede que cada um faça a sua parte para não contribuir com a disseminação do vírus. Devemos evitar a circulação desnecessária”, enfatiza o Chefe do Executivo.

FISCALIZAÇÃO – Durante toda a semana a Vigilância Sanitária, o Setor de Fiscalização de Obras e Postura e a Brigada Militar atuaram para impedir aglomerações e o funcionamento de estabelecimentos que comercializem produtos não essenciais. No fim de semana, os setores funcionam em regime de escala para novamente fazer valer o decreto de lockdown. Denúncias podem ser encaminhadas pelo 51 9 9851 0387.

Autor: Josiléri Linke Cidade
Versão do Sistema: 3.1.5 - 04/10/2021