Ir para o conteúdo

Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Rede Social Instagram
Rede Social WHATSSAP
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
OUT
20
20 OUT 2021
SAÚDE
CAIS oferece atendimento multiprofissional

Um novo serviço de saúde vem sendo estruturado no Município de Vera Cruz está estruturando há cerca de um mês. É o Centro de Atendimento Integral à Saúde – CAIS, que funciona no Ginásio Poliesportivo, no espaço que abrigou o Ambulatório de Campanha. Desde o dia 23 de agosto, a equipe multiprofissional, que antes atuava junto ao Espaço Mamãe Criança, está de casa nova, na Rua Carlos Wild, 511.

O serviço funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. A equipe é composta por agentes redutores de danos, assistente social, médica pediatra, nutricionistas, psicólogas e respectivos estagiários, bem como recepcionista e higienizadora. Em breve, o grupo deve ser ampliado, para possibilitar a execução das atividades previstas.

Conforme a coordenadora do CAIS, psicóloga Ana Paula Schäfer, uma das metas da equipe “é focar na saúde, trabalhando fortemente a promoção de saúde e a prevenção do adoecimento, seja ele físico, mental ou social. Visamos uma maior aproximação com a comunidade, para que possamos compreender suas reais necessidades e, a partir disso, promover saúde e bem-estar. Ainda, temos como meta agregar o conhecimento popular às nossas ações, através do compartilhamento de saberes e experiências, pois é desta forma que compreendemos a saúde”.

Aos poucos, segundo Ana Paula, a equipe está retomando a oferta de atividades coletivas, respeitando os protocolos de prevenção à Covid-19. Assim, o CAIS atualmente conta com dois grupos de nutrição, para acompanhamento de gestantes e outro para pacientes com comorbidades, e com um grupo de mulheres, com foco na saúde mental. No território, já existem alguns grupos, incluindo o grupo de mulheres.

“Temos agendado o início de outros dois grupos, ainda no mês de outubro, sendo um de meditação e outro de ginástica chinesa Lian Gong. Em breve, porém ainda sem data definida, iniciaremos oficinas terapêuticas; grupos de saúde do homem, saúde do adolescente, autocuidado e higiene do sono, shantala, amamentação, educação alimentar e alimentação complementar, que é para gestantes, nutrizes e crianças até 6 anos, encontro da ‘hora do chá’ para fitoterapia, LGBTQIA+, tabagismo, estimulação cognitiva para idosos, entre outras ações focadas na educação em saúde, com abordagem de diversos temas, conforme a necessidade e interesse das pessoas”, projeta a coordenadora do CAIS.

A equipe de redução de danos compartilha ações focadas na promoção e prevenção. No momento, estão sendo planejadas ações que contemplarão as crianças e adolescentes de todas as escolas. Algumas ações irão ocorrer junto ao CAIS, e outras nos territórios, como são chamadas as regiões contempladas por cada um dos serviços de saúde, e em alguns casos, em ambos os espaços, sendo acessível a toda população.

Outras formas de atendimento também são realizadas, dependendo da necessidade de cada pessoa. “Acreditamos muito no trabalho com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS, e buscaremos ofertá-las, enquanto ação de prevenção e tratamento complementar. Entre elas, já contamos com a meditação, auriculoterapia, Lian Gong, círculos de construção de paz, shantalla, fitoterapia, entre outras”, acrescenta a psicóloga.

A participação em qualquer uma dessas atividades está condicionada ao acolhimento, onde a equipe avalia a demanda para possível atendimento, respeitando critérios, como a limitação de espaço, para segurança de todos. Desta forma, a população pode procurar o serviço ou entrar em contato pelo telefone 3718-3483, para conversar com os profissionais e viabilizar atendimento de acordo com a necessidade, uma vez que a equipe multiprofissional também permanece inserida junto as demais equipes de saúde do Município, ampliando o cuidado ofertado à população.

Autor: Josiléri Linke Cidade
Seta
Versão do Sistema: 3.1.7 - 02/12/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia