Rede Social WHATSSAP

Casa de Cultura de Vera Cruz

› Local: Rua Tómas Gonzaga, 1167, esquina com a Rua Carlos Wild.

A Casa de Cultura de Vera Cruz/RS é um espaço multitemático e abriga dois espaços distintos: Museu Municipal Emílio Osmundo Assmann e Memorial Hugo Muxfeld. (em reforma)
Visitações devem ser agendadas na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, pelo fone (51) 3718-1826.
Contato: (51) 3718-1872

Construída em 1912, foi à residência da família Ernesto Augusto Wild Ferraz e por volta do ano de 1932 foi adquirida pelo casal Roberto Antonio e Olga Cecília Wild Pickbrenner (ela filha do casal Wild Ferraz), constitui-se como importante centro de valorização da arquitetura tradicional alemã e arquitetura moderna, pois o imóvel guarda em si nuances que variam do tradicional ao moderno, sendo, portanto, um prédio em estilo eclético. A lareira construída em 1938, para proteger a família do frio, representa o rústico alemão, informando que a família Wild Ferraz tinha vínculos estreitos com o passado germânico e com as tradicionais vertentes da cultura europeia. Ao mesmo tempo, traços como a construção que margeia a residência demarca uma nova vertente, dessa vez a moderna arquitetura. A prefeitura Municipal de Vera Cruz, em 18 de novembro de 2005, desapropriou e incorporou ao patrimônio do município o prédio denominado Antiga Residência Wild Ferraz visando à instalação de uma Casa de Cultura em suas dependências. Em 19 de Setembro de 2006, o Poder Público Municipal, através do Decreto nº 899, onde diz que: “declara Tombado como Patrimônio Histórico do Município a Casa de Cultura de Vera Cruz”, em respeito aos artigos 13 e 14 da Lei nº 2711, de 25 de outubro de 2005 (Lei Municipal de Tombamento) e a Resolução 01/2006 do Conselho Municipal do Patrimônio, Histórico, Artístico e Cultural de Vera Cruz. Em parceria com o Rotary Club Vera Cruz busca-se parceiros para restaurar a Casa de Cultura através da Lei Rouanet com o intuito de resgatar a história da comunidade e reunir no espaço os museus da cidade. A ideia também é promover exposições, vernissages e estruturar uma cafeteira, onde as pessoas possam se encontrar enquanto apreciam a cultura local.

Museu Emílio Osmundo Assmann

O Museu foi criado em 1994 e comporta objetos e utensílios resultantes da colonização alemã, da presença do índio em Vera Cruz, das lides no campo, de entidades e instituições, fotos históricas, instrumentos musicais, ferramentas, móveis e eletrodomésticos obsoletos.

Memorial da Apicultura Professor Hugo Muxfeld

O Memorial da Apicultura foi criado no inicio do ano de 2000, tornou Vera Cruz um dos poucos municípios no Brasil que possui acervo de tal porte e espécie. São documentos, objetos históricos, objetos pessoais, demonstrando a íntima ligação que o município possuía com a presença das abelhas no Brasil.

15/10/2014
Museu Municipal

Museu Municipal Emílio Osmundo Assmann
Endereço: Rua Tómas Gonzaga, 1167, esquina com a Rua Carlos Wild.
Contato: (51) 3718-1872

Versão do Sistema: 3.1.5 - 04/10/2021