Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram
Turismo
Principal   Turismo
 


Igreja Católica Imaculada Conceição

› Local: Linha Dona Josefa

Contato: (051) 3718-1288

A Igreja Imaculada Conceição, foi à primeira igreja construída em Vera Cruz, possivelmente uma das primeiras igrejas fundadas pelas comunidades germânicas no Vale do Rio Pardo. Foi tombada pela Lei nº 2711 de 25 de outubro de 2005 como patrimônio histórico do município de Vera Cruz. Quando os primeiros imigrantes europeus chegaram à Dona Josefa, região norte do atual município de Vera Cruz, além de se preocuparem com a moradia e a plantação, consolidaram uma comunidade já nos primeiros anos da década de 1850 com a construção da primeira capela de madeira. Em primeiro de março de 1868, os moradores realizaram uma Assembleia na capela de madeira onde decidiram construir uma igreja e cada sócio deveria entregar uma carga de pedras e 20 mil réis. A administração da obra ficou a cargo do colono Teobaldo Gessinger, que no dia 04 de abril de 1868, entregou a alvenaria a quem menos estava cobrando: Mathias Giehl. No dia 05 de outubro de 1868 foi lançada a pedra angular e com a aprovação dos moradores foi eleita a padroeira Imaculada Conceição. A igreja recebeu esse nome porque antes dos imigrantes saírem da Alemanha, compraram uma estátua de Nossa Senhora Imaculada Conceição e sobre a proteção dela embarcaram no navio, com a promessa de que iriam fundar uma comunidade, no lugar em que iriam chegar. Está estatua, ainda hoje, está na igreja. As paredes foram construídas só de pedras cortadas pelas próprias famílias e todas arrastadas porque não tinham como move-las, ainda não possuíam uma carroça. As madeiras foram cortadas a mão. O primeiro telhado foi de tábua também cortado a mão. Com a visita do Bispo Sebastião Dias Laranjeiras foi dado a bênção na capela no dia 06 de dezembro de 1873. Para e visitar a Igreja internamente deve se marcar hora pelo telefone (51) 3718-1288 com Silvia Rauber.

Gruta Nossa Senhora Imaculada Conceição

A gruta com o monumento da Santa Imaculada Conceição foi uma homenagem ao centenário da comunidade, com data da fundação e da construção de 1958/1958. Foi projetado pelo vigário Padre José Maria Kroetz e construída por Arthur Jaehn. Todas as pessoas da comunidade ajudaram a procurar as pedras.

Túmulo do primeiro imigrante alemão: Philipp Limberger

Em 14 de setembro de 1999 foi declarado e tombado como patrimônio histórico do Município, o túmulo do imigrante Phillipp Limberger, pioneiro da colonização de Vera Cruz, falecido em 08 de dezembro de 1888 e  sepultado  no cemitério de Linha Dona Josefa ao lado da Igreja Imaculada Conceição.

 
 
 
 
Informativos da Prefeitura
Cadastre seu e-mail para receber novidades diariamente
Avenida Nestor Frederico Henn, nº 1.645 - Centro CEP: 96880-000 Vera Cruz / RS
Telefone para contato:
(51) 3718-1222
Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia