Governo - Secretaria de Saúde
  Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS)
Supervisora: Enfermeira Janaína C. L. da Cunha
E-mail: saude1@veracruz-rs.gov.br
Endereço: Rua Júlio Wild, 128
Telefones: 51 3718 1327 e 51 3718 3383
Horário de Atendimento: 7h30 às 11h30 e 12h30 às 16h30
O principal objetivo do trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) é a educação em saúde, ou seja, através das visitas domiciliares o ACS leva informações sobre os cuidados para a promoção da saúde e a prevenção das doenças, o funcionamento dos serviços de saúde no município, bem como estimular a comunidade a exercer a sua cidadania.
Dentre as atribuições do ACS está o acompanhamento mensal de doentes crônicos e de gestantes; as crianças menores de 2 anos são acompanhadas através da realização de pesagem e elaboração da curva de crescimento e desenvolvimento no cartão da criança, além de avaliação da situação vacinal. Todo este trabalho recebe orientação e supervisão de uma enfermeira. Juntamente com uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, os agentes promovem palestras e encontros educativos nas comunidades de abrangência da estratégia.
Atualmente contamos com 14 microáreas que somam cerca de 2.350 famílias, num total de aproximadamente 6.648 pessoas nas localidades de: Linha Capão, Mato Alto, parte de Linha Andréas, Linha 2 de dezembro, Linha Alta, Rincão da Serra, Vila Progresso, Linha Fundinho, Vila Triângulo, Coxilha do Mandelli, parte de Ferraz, Bom Jesus e Entre Rios.