Ir para o conteúdo

Vera Cruz / RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Rede Social Instagram
Rede Social WHATSSAP
Economia

Segmentos empresariais
Vera Cruz conta hoje com 1.410 empresas cadastradas na Prefeitura Municipal. Em relação ao índice divulgado em 2010, houve o acréscimo de quase 300 empreendimentos no município. O setor empresarial é fundamental para a geração de tributos, para a absorção da mão de obra e, consequentemente, para a circulação de capital no comércio. Tudo isso reflete na qualidade de vida das pessoas e na garantia de melhor acesso à moradia, escola, ao transporte, à saúde. Em síntese, com mais empresas, mais empregos.

Desempenho Econômico


Tabaco domina a economia

Das 20 maiores empresas geradoras de ICMS de Vera Cruz, considerando o ano de 2012, as indústrias do tabaco são maioria, com oito representantes no ranking. Esta liderança também se comprova no campo. Vera Cruz ocupa o 9º lugar na produção de fumo no Rio Grande do Sul e é o 15º colocado no Sul do Brasil, segundo dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Pela safra 2012/2013, a entidade estima que o município concentre 2.282 famílias produtoras. O valor bruto gerado pela safra de tabaco é projetado em R$ 66.649.650 milhões em Vera Cruz.

Diversificar para agregar

Em um universo de 2,4 mil propriedades rurais em Vera Cruz, 95% delas se baseia no cultivo do tabaco, o que sublinha a importância desta produção para a economia vera-cruzense. Mas apostar em novas alternativas de produção diversifica a renda na propriedade e abre novos caminhos. Para a safra atual, o clima tem favorecido a produtividade em todas as culturas e safras cheias são colhidas. A produção de alimentos para a subsistência é outro ponto importante e faz com que, cada vez mais, os agricultores agreguem itens na horta e ampliem suas perspectivas de comercialização de frutas, verduras e hortaliças.

Propriedades plurais

Apesar da agricultura vera-cruzense ter a base bem enraizada na produção de tabaco, a propriedade rural tem um perfil que contempla outras culturas, como arroz, batata, feijão, milho, mandioca, soja, hortaliças e frutas, além de criação de animais. Ainda, o beneficiamento da matéria-prima, transformada em sub-produtos, favorece o surgimento das agroindústrias. As mais tradicionais em Vera Cruz são aquelas que preparam rapadura, melado e schmier, mas o segmento está crescendo e acompanha a procura no mercado.

Diversidade projeta Vera Cruz

Foi-se o tempo que Vera Cruz era conhecido e reconhecido apenas pelas indústrias de beneficiamento do tabaco. Ainda que em maior número e representatividade econômica, o setor fumageiro não é o único que projeta o nome do município para além das fronteiras. Sabidamente, a tecnologia é um campo que destaca Vera Cruz pela fabricação de componentes eletrônicos, equipamentos de trânsito, esporte e entretenimento. Mas o segmento empresarial que está em evidência na atualidade é o de embarcações. A fabricação de lanchas dos mais variados modelos e tamanhos põe em evidência novas tecnologias, mercados, produtos e possibilidades de divulgar o potencial econômico que tem Vera Cruz como raiz produtiva. Segundo a Prefeitura Municipal, cinco empresas estão relacionadas ao processo de fabricação de embarcações. Sediados em um município sem mar, estaleiros mostram que a mão de obra vera-cruzense se tornou um atrativo para as empresas se instalarem na cidade, solidificarem sua estrutura e buscarem a ampliação do negócio.

O ranking das maiores empresas geradoras de ICMS de Vera Cruz (veja relação completa abaixo) aponta os segmentos que estão em destaque na economia local. O setor fumageiro ainda lidera esta lista, com a maior parte de empresas. Mas a diversificação está representada, entre as maiores empresas vera-cruzenses, pelos ramos de medicamentos, embarcações, calçados, comércio, bebidas e tecnologia.

Fonte: Jornal Arauto - Guia Socioeconômico 2013

 
Seta
Versão do Sistema: 2.10.4 - 01/04/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia